Aetherea - 2021 - Through Infinite Dimensions
Arte: Romulo Dias (@rdd.artwork)
Tendo sua origem datada em meados de 2006 em São Paulo como um tributo a banda holandesa de Metal sinfônico Epica, o Aetherea se confirmou como um conjunto autoral em 2009. Liderado pelo guitarrista Fábio Matos, o grupo chegou ao seu primeiro álbum de estúdio apenas em 2021, “Through Infinite Dimensions” apresenta o quinteto aqui também formado por Jessica Sirius (vocal), Vicki Marinho (baixo), Paulo Lima (bateria) e Rodrigo Melo (teclado e vocais guturais), mostrando como previsto, um Metal sinfônico com influências do Power Metal e tendo como referência bandas como Blind Guardian, Angra, After Forever, Nightwish, Kamelot e obviamente o próprio Epica.
A introdução “Prelude: Origin of the Chaos” composta somente por orquestras seguida de “Weekend Prophets” já dão o cartão de visitas deixando evidente o direcionamento do trabalho, claramente indicado para o público apreciador das bandas citadas anteriormente, mas tendo como seu brilho próprio o conceito das letras com temáticas que envolvem a relação da humanidade e as consequências de suas ações, o que pode ser interpretando tanto filosóficamente quanto politicamente, nada exatamente inédito é verdade, porém fugindo um pouco dos clichês de fadas, batalhas medievais e dragões.
Musicalmente falando, “Through Infinite Dimensions” é um álbum com toda a pompa que um trabalho desse estilo costuma ter mesmo se tratando de uma estreia; composições tecnicamente bem elaboradas e executadas por músicos exímios tendo uma produção a altura, aqui assinada pelo próprio guitarrista Fábio Matos. Como faixas de destaque a princípio temos a trinca também escolhida para receber seus respectivos vídeos; “My Hunter”, “Look into My Eyes” e “Face the Lies”, além dessas podemos destacar também “Memories”, com seu início impactante e contraste entre vocais melódicos e guturais, enquanto “Forgotten Humanity (Through Infinite Dimensions, Pt. 1)” que conta com a participação de Andressa Lé da banda de Folk Metal Anfer nos vocais tem uma pegada mais grudenta e energética, seguida de “Faceless Face” que marca pelas melodias vocais, guitarra e arranjos de teclado que dão um clima mais melancólico na obra. Já o desfecho com “Those Eyes” mostra a faceta mais pesada e agressiva do grupo.
Sendo considerada um tanto quanto demorada ou não para ter acontecido, essa estreia do Aetherea com “Through Infinite Dimensions” mostra uma banda que pode vir a somar algo de bom ao cenário nacional, ao menos o pontapé inicial positivo foi dado deixando essa expectativa.
Faixas:
1. Prelude: Origin of the Chaos
2. Weekend Prophets
3. My Hunter
4. Memories
5. Beyond Hell
6. Dance of the Night
7. Look into My Eyes
8. Bleeding
9. Face the Lies
10. Forgotten Humanity (Through Infinite Dimensions, Pt. 1)
11. Faceless Face
12. Those Eyes
Ouça "Through Infinite Dimensions" nas plataformas digitais:
Spotify: https://spoti.fi/3McLVuv
Deezer: https://bit.ly/3vqUE5N
iTunes: https://apple.co/3Erz0lG
Amazon: https://amzn.to/3EmMy29
Youtube: https://bit.ly/3xBOCBK
Confira os vídeos de “Look Into My Eyes”, “Face the Lies” e “Face the Lies”:
Look Into My Eyes: https://www.youtube.com/watch?v=igdbENlfeZw
Face the Lies: https://www.youtube.com/watch?v=noG8GdQot3c
My Hunter: https://www.youtube.com/watch?v=S-2hGDB1lGI
Links:
Youtube: bit.ly/youtube-aetherea
Instagram: instagram.com/aethereaofficial
Facebook: facebook.com/aethereaofficialband
Foto: Caike Scheffer (@caikescheffer)
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/