As novidades de áudio e tecnologia da AES 2012
Este ano tive o prazer de novamente trabalhar com o pessoal da Pride Music, desta vez na edição paulistana da maior feira de audio do mundo, a AES (Audio Engineering Society). Estive trabalhando como especialista de produto, especificamente com a marca de monitores Genelec, dos quais sou fã confessa, e consegui dar umas escapadas também para conferir outros lançamentos da feira. Essas foram as novidades que mais me chamaram a atenção, a começar pelo Stand em que estive trabalhando:
Shure:
Sistema Axient, sistema de gerenciamento para RF que varre o espectro de RF do local alocando as frequencias de transmissao nas frequencias livres e tem sistema de transmissao redundante, que alterna automaticamente de uma frequencia para a outra se houver interferencia. O PSM 1000 apresentado pela primeira vez na NAAM de 2011 foi destaque também ao lado do sistema ULX no setor de sistemas de RF.
Genelec:
As caixas amplificadas da série 8260A também tiveram destaque, apresentando o sistema de alinhamento automático via DSP dos monitores Genelec, através do software GLM (Genelec Loudspeaker Manager) com o Autocal. O GLM é oferece a capacidade de controlar todos os parâmetros de um sistema assim como fazer o alinhamento detalhado de cada monitor em um sistema; o Autocal faz esta calibração de forma automática utilizando o microfone de medição. Abaixo a primeira parte de uma série em vídeos (em inglês) que explica um pouco mais a respeito
A Focusrite apresentou o VRM, um sistema de simulação de ambientes e caixas acústicas que seria capaz de simular 15 tipos de caixas diferentes em três tipos de salas, para ser utilizado com fones. No vídeo abaixo (também em inglês), foi feito um teste interessante.
No stand da Line 6/Habro, o destaque foi o StageScape M20d, que realmente traz um novo conceito, o de mixer para bandas inteligente e fácil de utilizar. Com uma interface gráfica e uma serie de presets, promete fazer da mixagem ao vivo uma tarefa que pode ser encarada por um leigo. A interface realmente e bem amigável e o mixer e compacto e elegante, gostaria de ter a oportunidade de testar em uma situação ao vivo para saber se realmente o que parece um brinquedo entrega funcionalidade de gente grande. Este produto ainda não foi lançado no Brasil
Uma das grandes sensações da feira foi a nova linha CL da Yamaha. A marca que abocanha grande parte do setor de mixers ao vivo no Brasil, graças a seus produtos de qualidade e ênfase no treinamento gratuito para os técnicos interessados e na assistência técnica, apresentou a CL1, CL3 e CL5, consoles que incorporam algumas características das anteriores, porem com novas características. CL vem de Central Logic, que surgiu na M7CL e segue agora com essa nova linha. Elas vão de 48 a 72 inputs mono,8 estéreo todas e possuem 16 DCAs, 24 Auxiliares e 8 Matrix. Contam também com series de plugins exclusivos com a tecnologia VCM desenvolvidos por Rupert Neve, simulando os equalizadores Portico 5033 e os compressores Portico 5043. Confiram no vídeo o consultor Yamaha Falando sobre a mesa na AES.
Não poderia deixar de mencionar também os produtos da K-Array, que estavam ao lado do nosso Stand e foram uma das poucas coisas que realmente me surpreenderam. De tempos em tempos o pessoal ligava o PA ali ao lado e eu ficava procurando onde estariam aquelas caixas que faziam todo aquele som. Quando me mostraram o tamanho dos tweeters e subs, eu não parava de repetir 'só pode ser brincadeira!!'. A marca realmente demonstra o seu slogan, que é: 'seus olhos não vão acreditar em seus ouvidos!'.
Durante esta feira, pude aprender muito e rever vários amigos. Isso levando-se em consideração ainda que por estar trabalhando em um stand não tive a oportunidade de comparecer a nenhuma das palestras; o que certamente teria enriquecido muito mais a experiência. A AES Brasil mostra novamente ser um evento fundamental para todos os profissionais envolvidos com áudio, música, iluminação e broadcast. Imperdível!!
Luana Moreno é guitarrista, cantora, técnica de som e produtora musical. Toca na noite, trabalha com gravação e produção de bandas, trilhas sonoras, podcasts e outros materiais sonoros. Escuta de Dark Funeral a Tom Jobim, muitas vezes no mesmo dia. Quando vai a shows faz questão de dar sua opinião. Para saber mais: http://www.luanamoreno.com, http://www.lunith.com