Variando

Grandes escritores de HQ's - Jodorowsky

Por Fabiano Cruz | Em 09/04/2009 - 15:22
Fonte: Alquimia Rock Club

Alejandro Jodorowsky nasceu em Topocilla, Chile, em 7 de Fevereiro de 1929. de uma família de imigrantes ucranianos. Sua arte não se resume somente aos quadrinhos, mas também ao cinema, teatro, música e tantas outras formas de arte, mas aqui nos concentraremos na sua prodrução quadrinística, mas temos que traçar o começo de sua carreira......

 

Suas atividades artístisticas começaram cedo. Quando tinha 16 anos começou a ser publicado seus poemas, e na época trabalhava ao lado de poetas chilenos, como Nicanor Parra e Enrique Lihn. Aos 17, começou a atuar e criou a trupe Teatro Mímico e logo depois escreveu seu primeiro longa El Minotauro. Em 1953, mudou-se para Paris, onde estudou e aprimorou seus conhecimentos teatrais. Nos próximos anos, Jorodowsky alternava entre Paris e México, bastante cultuado em seus trabalhos. Importante dizer que nos quadrinhos, sua narrativa teatral é única, sempre colocando elementos, tanto de teatro e filmes, tornando suas obras de uma leitura bastante confortável e dinâmica.

 

A carreira quadrinística começou no México com a criação da série Anibal 5 (ilustrações de Manuel Moro) e tiras semanais chamada Fabulas Pánicas para o diário Mexicano El Heraldo de México. Após seu quarto filme (Tusk) começou a obra O Incal, com o extraordinário desenhista Moebius. Essa obra de ficção científica fala de John Difool, um detetive cujo com a ajuda de seu copanheiro, um estranho pássaro, viaja pelos terrenos da metafísica, onde tem aventuras heróicas cheias de simbolismos, sempre tentando alcançar a realização pessoal através da iluminação. Além desses imbolismos metafísicos, essa graphic novel também tem suas raízes no Tarot (tanto que o protagonista foi criado com base na cara O Tolo). O Incal é uma série dividida em uma trilogia: Antes do Incal, O Incal e Após o Incal.

 

Continuando na ficção científica, Jodorowsky escreveu a fantástica obra A Saga dos Metabarões. A história fala dos Castakas, uma casta de invencíveis guerreiros, que começa com Othon, o tataravô, cuja a linhagem da família guarda um grande segredo no planeta que vivem, a Epifita (uma substância capaz de fazer qualquer objeto de ir contra as Leis da Gravidade, não importando seu tamanho). Esse segredo, por causa de um acidente, é forçado a ser vendido para o Império e sua guarda... Nessa história de intriga e política, mostra a história da casta e seus descendentes, numa trama de ritos brutais de iniciações, moral e ética questionáveis e varias subtramas, desenhadas fantasticamente pelo ilustrados Juan Giménez (que conseguiu com perfeição colocar no papel os  delírios metafísicos do escritor)

 

Além do Incal, junto com Moebius, Jodorowsky escreveu outras grandes obras: El Corazón Coronado (um mestre da Universidade de Sorbona obsecado pela filosofia racionalista tem um incrível experiência mística com uma discípula), Los Ojos del Gato (uma incrível história repleta de misticismo) e Garras de Ángel...

 

Outras obras de Jodorowsky:  Los Technopapas (a primeira incursão no ciberespaço, contando a história de Albino, uma pessoa convertida em Deus), Megalex (uma cidade que é industrialmente perfeita, arrasando tudo que seja natural, ficando somente no planeta o que é artificial) e Boucer (uma fantástica história ambientada no faroeste).

 

Vale a pena conhecer as obras desse enigmático escritor. Por enquanto no Brasil, somente temos o primeiro tomo da Saga dos Metabarões, mas para quem tem uma boa leitura de francês ou espanhol, sua literatura pode ser achada em grandes quantidades em lojas de importados



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus